domingo, 28 de junho de 2015

Desafio Integrador SENAI- Bioação


                                        Desafio Integrador SENAI-  BIOAÇÃO




Video " Pitch"  do Projeto Bioação

Somos alunos da Unidade Educacional de Nova Friburgo, RJ, matriculados nos cursos de Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico em Eletrotécnica, e desenvolvemos uma ideia que está em acordo com os conteúdos formativos de nosso aprendizado.
O tema escolhido para o Desafio Integrador do SENAI pelo grupo Bioação aborda o reaproveitamento de resíduos industriais.
Descrevemos nosso projeto como um produto de cunho social que pretende utilizar uma matéria- prima descartada pela indústria, a garrafa long neck, transformando-a em uma mosquiteira manufaturada de baixo custo, com a finalidade de aprisionar e não permitir a procriação do Aedes aegypti, diminuindo a quantidade dos mosquitos transmissores de diversas doenças epidemiológicas.
Nossa ideia é diferenciada em relação aos protótipos concorrentes, como a mosquiteira feita de garrafa PET, pelo fato de que o vidro pode ser higienizado e reutilizado varias vezes. Outro fator singular  é que o vidro do tipo de garrafa que usamos aquece mais rápido e mantém a água interna por mais tempo aquecida, além de ter cor escura, características preferidas do mosquito para colocação dos ovos. A garrafa de vidro permite maior durabilidade e praticidade ao produto.
O benefício aos usuários e consumidores provém do uso de uma armadilha mais eficiente, com melhor estética, que poderá ser utilizada em diversos ambientes evitando, assim, o uso indiscriminado de aerossóis, inseticidas, e produtos tóxicos.
A ideia contribui consideravelmente para a qualidade de vida do usuário, com a melhora da saúde pública, diminuindo a incidência de doenças epidemiológicas, e indiretamente incentivando a coleta de vasilhames vazios descartados, potenciais criatórios de mosquito.
Em relação ao meio ambiente, demonstra significativa contribuição na redução de dejetos industriais descartados indevidamente na natureza, desta forma, diminuindo a poluição visual e física.  Além disso, fomenta a redução do despejo de produtos químicos pulverizados no ar. Ainda, consiste em uma alternativa caseira, tendo em vista que o fumacê foi recentemente proibido pelo Ministério da Saúde, conforme noticiado: ”Foi comprovado pelo Ministério da Saúde que o fumacê é pouco eficiente no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de causar danos ambientais, como a eliminação de abelhas e outros insetos benéficos ao homem”.

Em relação à melhoria de renda e capital circulante, haveria um ganho indireto na redução do número de pessoas afetadas pelas doenças nas unidades de atendimento. Incremento direto na substituição da aquisição de inseticidas e veículos para pulverização. Economia do cliente ao substituir o investimento individual da compra de aerossóis inseticidas pela armadilha.
É um produto de cunho social,  sobretudo  um produto de Inovação Frugal, isto é, um tipo de inovação com base no processo de redução de custos e recursos não essenciais de um bem durável. Deverá ser analisado como um produto de inovação incremental, porque está acrescentando valores a um produto já existente. Uma vez desenvolvido, terá abrangência nacional e internacional, visto que, existem vários casos de epidemias em outros continentes e necessitam de produtos caseiros que diminuam os vetores transmissores.
Caracterizamos nosso parceiro-chave em uma recente visita à Cervejaria Brasil Kirin - após a visita do grupo Bioação à Empresa, no mês de maio/2015, situada na cidade de Cachoeiras de Macacu, RJ (vide fotos) - que autorizou o uso da logomarca e do patrocínio para a criação de uma cartilha educativa explicando o processo de fabricação da mosquiteira, anexando procedimentos de boas práticas que contribuam para a conscientização da população a respeito do descarte correto do armazenamento de garrafas usadas. Esta parceria é um modelo para outros contatos produtivos.
Desta maneira, poderemos caracterizar que os recursos humanos que serão utilizados serão as Associações de catadores de lixo e empresas de reciclagem. Já no âmbito intelectual, poderíamos citar a OMS (Organização Mundial de Saúde) como apoio. Quanto aos recursos financeiros, contaremos com todos os produtores de garrafas “long neck” e Prefeituras.
A atividade propõe solução a um problema que afeta a sociedade num todo,  transformando um resíduo em produto, retirando material descartado irregularmente do meio ambiente.
A estrutura de custos é muito simples condizente com os dias atuais, propondo que maioria dos materiais provenha de produtos reciclados. O custo total adquirido está em torno de  R$ 12,30. O consumo de eletricidade para contar as garrafas é insignificante, são poucos segundos de acionamento. O insumo de maior custo é a resistência do cortador, que também poderá ser adquirida em reciclados, como sanduicheiras. O transporte do material será individualizado. Nossa proposta de valores provém da associação do nome do patrocinador ao combate e controle das doenças transmissíveis. Recursos indiretos de valor agregado ao conceito de reciclagem e combate à Dengue.  
Alguns brindes serão feitos aproveitando o reuso do produto, reciclando a garrafa usada e promovendo junto às industrias, a tecnologia reversa.
Poderia ser produzida como forma de relacionamento com os clientes a criação de uma cartilha educativa ilustrada com a logomarca a ser distribuída com medidas preventivas inibidoras da procriação.
Para os canais de comercialização seria importante o registro de patente que poderia ser utilizado em benefício da empresa pelo descarte dos produtos que teriam que dar destinação.
ONG’s, Associações de Moradores, OMS, Ambientalistas, FUNASA, Prefeituras de Municípios afetados por epidemias dariam segmentação como clientes potenciais.
Por ser um produto de cunho social, existe um incentivo para que seja produzido em grande quantidade e seja utilizado por todos. A competição deve ser vista como um bem público em prol da melhoria de vida e substitui uma invenção usada com garrafas PET com pouca praticidade.
O uso de armadilhas para capturar insetos é uma estratégia mais custo-efetiva para monitorar a infestação de mosquitos da dengue do que a amostragem por larvas, o método é utilizado atualmente no Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A conclusão é de um Estudo feito para avaliar diferentes técnicas de detecção do inseto e a pertinência de incluir novos métodos no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), do Ministério da Saúde. O trabalho foi coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo PNCD. Por ser um produto incentivado pelos órgãos reguladores não haveria barreiras legais à produção e ao uso.
O resíduo industrial é largamente utilizado, o descarte do material, segundo os fabricantes é de 100 %. As garrafas podem ser recicladas como vidro. Bares e restaurantes descartam diretamente nos pontos de coleta de lixo seguindo diretamente para os lixões. Parceiros prestadores de serviço poderiam estar envolvidos no projeto, como várias associações de catadores de reciclados, assim como, fabricantes e comerciantes poderiam participar da coleta seletiva.
O objetivo final desta ideia se destaca por sua relação direta com os ideais traçados de reverter o quadro da infestação do mosquito e os resultados desejados em relação à preservação do meio ambiente contribuindo para retirar do descarte inadequado as garrafas consumidas. O projeto Bioação é viável pelo fato de proporcionar com poucos recursos melhoria de vida para as variadas camadas sociais que atualmente são prejudicadas pela infestação e proliferação de um inseto incômodo e transmissor de várias doenças.
Caso o modelo viesse a ser desenvolvido em série poderia atingir o mesmo quantitativo de vendas se fosse patenteado e comercializado. Existem três armadilhas vendidas comercialmente para captura de fêmeas adultas de mosquitos, a Adultrap, Mosquitrap e BG-Sentinel e o Ovitrampa, todas encontradas à venda no mercado.
Em curto prazo, poderiam ser obtidos resultados positivos com o produto, de ação imediata e eficácia comprovada, trazendo retorno e benefícios diretos de bem estar aos usuários.
Um plano de ação inicial para atingir os objetivos esperados seria confeccionar uma cartilha explicativa de procedimentos a ser distribuída, contendo um guia para ser seguido para a construção da mosquiteira caseira e de como evitar a proliferação de insetos dentro e fora das residências com procedimentos práticos e objetivos.
Fazer contato com os fabricantes, estabelecimentos consumidores, associações, entre outros, realizando parcerias que viabilizassem uma experiência coletiva de uso do produto em variados níveis. Tecer uma teia para verificar o alcance possível para atingir metas estabelecidas de redução dos vetores.
A seguir, apresentamos a descrição das características técnicas do produto desenvolvidos, finalizados e com acabamento e o processo de elaboração do produto final.
Protótipo 1



Garrafa de vidro vazia, tipo “ long-neck”.
Pequena variação de acordo com o fabricante.

Garrafa, tipo “long neck” – Gargalo –Twist Off”
Características gerais:
- Capacidade Total: 355 ml
- Capacidade Útil: 350 ml
- Peso: 240 g
- altura 229 mm
- diâmetro: 61,9 mm
- altura do corte na garrafa em relação ao fundo: 150 mm
- comprimento aprox. da peça superior (gargalo): 80 mm.
- tela de microtule branca
- borra de café e água
- elástico de borracha natural

Protótipo 2
Cortador elétrico de garrafas



- Composição do produto: gabinete, dois tijolos refratários, um parafuso (12x25), uma porca inox, uma porca de 12 mm, parafuso regulador, fio especial e uma resistência 220 V com comprimento aproximadamente de 40 cm.
- dois tijolos refratários



- dimensões finais do protótipo: 22 cmX 22 cmX 15 cm.
- Características de uso: corta qualquer tipo de garrafa de vidro, de 100 ml até 5 litros com fácil manuseio e manutenção.
- peso: aproximadamente 400 g.


Protótipo 3
Lixadeira elétrica



- Produto: Produzida com um motor de maquina de lavar roupas reciclado
    carenagem protetora pintadas segundo NBR e lixa de disco tipo Flap.
- Características técnicas:
- diâmetro: 37 cm



- comprimento: 19 cmX 19cm

Processo de elaboração e funcionamento do protótipo:
A garrafa será cortada no gargalo na altura indicada, a parte superior que fica invertida sobre o copo com tela de microtule presa à ponta do gargalo e imersa em água limpa dissolvida com uma pequena porção de borra de café caseira com pequenas partículas de cereais triturados. O inseto é atraído pela água morna, com nutrientes, e desova nas paredes internas lixadas do gargalo. Os ovos se precipitam para o fundo da garrafa. Uma vez dentro da água, não completam o ciclo de transformação em pupa, devido à presença da borra de café. De acordo com estudo científico comprovado, bloqueia o desenvolvimento da larva, no segundo de seus quatro estágios, reduzindo o tempo de vida dos mosquitos adultos, alterando as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais do inseto.
Os ovos, que porventura eclodirem,  não poderão sair e nem escapar para o meio ambiente impedidos pela tela, vindo a sucumbir no pequeno espaço aprisionado do interior da garrafa.
 Findo o tempo de uso, a garrafa poderá ser higienizada retornando abastecida e limpa ao local de captura. Esteticamente discreto e leve, o objeto poderá estar presente em variados ambientes.
No decorrer da idealização do projeto, desenvolvemos um cortador de garrafas manufaturado e uma lixadeira multiuso para aparar as áreas cortantes, evitando acidentes.
Em todas as experiências na utilização e criação dos protótipos foram utilizados os EPIs, respeitando as normas de segurança do trabalho.
Esperamos sucesso e reconhecimento de nossa idealização e a substancial melhoria da qualidade de vida de todos. Agradecemos a oportunidade que nos foi oferecida por esta Instituição de Ensino e a contribuição intelectual de nossos instrutores.
Atenciosamente,
Alunos do Projeto Bioação.


LINKS DO DESAFIO SENAI PROJETOS INTEGRADORES
-PROJETO BIOACÃO-
  • link do Pitch- vídeo do projeto
  • link do Pitch- vídeo no You tube:
         http://youtu.be/4UkFDxYQArM
  • link do Modelo de negócios, Canvas:
  • link do CANVAS postado no site Slideshare:               
          http://pt.slideshare.net/robertopagnoncelli5/canvas-bioao

  • link do PowerPoint com as fotos do Projeto Bioação:
  • link do PowerPoint com as fotos do Projeto Bioação postado no site Slideshare:
                              MATÉRIAS JORNALÍSTICAS E TELEVISIVAS:
  •    Matéria do Jornal da Serra falando sobre o projeto:
  •             link da entrevista da TV ZOOM com o Grupo Bioação:
Em 08-06-2015 - DESAFIO SENAI - ZOOM TV JORNAL

  •     A mesma entrevista no site Youtube:
              https://youtu.be/8x1UeMqhZEc       



                                      Protótipo Cortadora de garrafas manufaturado
                                            Prototipo Lixadora de garrafas reciclado
                                           Alunos do Grupo Bioação:
                                          Marcos Tavares - Segurança do Trabalho
                                          Marcio Barbosa - Segurança do Trabalho
                                          Gleison Lima - Téc. Eletrotécnica
                                          Igor Latufo - Téc. Eletrotécnica
                                         

                                     Instrutores orientadores:
                    Roberto Pagnoncelli e Jose Casemiro Batista
Coordenadora dos Projetos Integradores:
                                             Catarina Maria Wermelinger Tavares Py
                                    Visita tecnica aos parceiros chave, 
                                    a empresa Brasil Kirin, localizada na 
                                    cidade de Cachoeiras de Macacu, RJ.
                                              
                                             MODELO DE NEGÓCIOS:








                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário