terça-feira, 30 de junho de 2015

SERAC² - Amana Kê

AMANA KÊ* - Sistema Ecológico de Reservatório de Água da Chuva (SERAC²)

Área do Desafio: Reaproveitamento da Água - Amana Kê/SERAC²
Equipe: Igor da Silva Brito Tomaz – Técnico em Mecânica.
José Liuz Pacheco Tupini – Técnico em Mecânica.
Katherine Luiza da Silva Gomes – Técnico em Administração
Thayná Cesário dos Santos – Técnico em Administração

Orientadores: Antônio Carlos dos Santos Guzzo Jr. e Oscar Correia de Barros

            O Sistema Amana Kê* ((*)em Tupi/Guarani significa chuva aqui) consiste na captação da água da chuva, e o seu redirecionamento para o reservatório de água dos carros, esse sistema pode minimizar os riscos de falta de água nos reservatórios, dando maior vida útil aos motores de acionamento das bombas que levam a água até o para brisa. O produto contará com um preço atrativo e bem reduzido, além de à longo prazo poder gerar uma economia de até 200 milhões de litros de água tratada por ano.
            O Amana Kê é composto por:
·         Mangueira de Poliuretano (de comprimento variável em função do modelo do veiculo e diâmetro de 10 milímetros).




·         Elementos filtrantes (Filtro de combustível aplicado ao FUSCA).


               
·         Elementos de fixação (conexões – API ¼”).




·         Tela de trama fina para retenção de partículas sólidas de grande granulometria, gerando aumento da vida útil do elemento filtrante. Essa tela será fixada juntamente com a conexão alojada no furo de captação.

            Primeiramente foi desenvolvido um modelo, com auxílio de um software de modelagem e projeto (SolidWorks), e nesta fase planejávamos o existência de três kits Amana Kê.



            Na fase de prototipagem, como o desenvolvimento do protótipo, entendemos que apenas o kit básico (supracitado) seria suficiente para atender ao mercado.




                            


            Considerando que o Amana Kê é simples de ser copiado, o grande diferencial competitivo reside na implementação rápida do mesmo, antecipando-se assim à concorrência.
            O produto Amana Kê por ser um sistema de captação de água da chuva, em longo prazo, pode gerar uma economia de até 200 milhões de litros de água tratada por ano (considerando que o volume médio de um reservatório de agua para o para-brisas seja de 1litro, que a frota no Brasil em 2015 será de aproximadamente 46 milhões de carros, que enchemos esses reservatórios quatro vezes ao ano, e que o Amana Kê e eventuais concorrentes entrantes no mercado serão instalados em 100% da frota de veículos de passeio), além disso, ele também minimiza os riscos da falta de água nos reservatórios, que pode provocar a queima da bomba, transtornos no momento da vistoria ou quando for necessário limpar o vidro.
            Levando-se em conta a qualidade de vida da comunidade, nosso produto contribuirá para elevação da mesma, através da redução do tempo gasto no enchimento dos reservatórios, além da forte economia de água tratada.
            Somado a elevação da qualidade de vida de nossos clientes, o Amana Kê, se produzido e comercializado por pessoa jurídica, tem um potencial de gerar cerca de 20 milhões de reais por ano (previsão de mercado total de carros novos para 2015 de 2,6 milhões de carros, considerando que 25% dos veículos utilizem nosso produtos).
            Com relação ao aspecto de inovação, o Amana Kê* pode ser enquadrado como uma Variável Categórica Nominal, ou seja, um produto ainda não existente, e incremental, pois consiste na adaptação de um sistema automotivo já disponível, que poderá abranger toda área internacional, com exceção das áreas desérticas.
            Para o sucesso do nosso projeto, necessitaremos de alguns parceiros chave, tais como as indústrias automotivas, que comprarão nosso produto e já irão fabricar os carros com o produto instalado; os Deputados Federais, visando à proposta de um projeto de lei que torne obrigatório o uso de produtos similares; fornecedores de matérias-primas e as lojas de autopeças / concessionárias de veículos. Necessitaremos também de recursos indispensáveis, como por exemplo, filtros, mangueiras, arruela de vedação, investimento inicial, o espaço para a montagem ou o registro da patente.
            O Amana Kê será apresentado em feiras automotivas, bem como a venda direta a indústrias da área. Cabe ressaltar a importância do pós venda com o relacionamento com a clientela.
            A segmentação dos nossos clientes considera os seguintes aspectos:
·         Em curto prazo nossos clientes serão as indústrias automotivas, que o mercado total para 2015 é de 2,6 milhões de carros, e tendo como consumidores as pessoas preocupadas com meio ambiente;

·         A médio e longo prazo, além das industrias automotivas, nossos clientes serão as oficinas mecânicas que poderão também instalar o Amana Kê nos carros, e / ou loja de autopeças e concessionarias. Nossos potenciais consumidores serão os donos de carros usados que representam um mercado total de 45,4 milhões de carros em 2015.
            Com relação a estrutura de custos e de cobrança do Amana Kê, propomos as seguintes possibilidades:
·         Composição: Mangueira R$ 4,00; Filtro R$ 7,00; Tela: R$ 1,00;
·         Instalação: 15 min R$ 1,75; Abraçadeiras: R$ 1,25;
·         Margem de lucro (100%) R$ 15,00;
·         Preço de venda: R$ 30,00 (PV= (4 + 7 + 1 + 1,75 + 1,25) + 15 = R$ 30,00);.
·         Considerando a venda direta para a indústria automotiva, prevemos que será possível cobrar uma taxa de uso pela patente bem como uma participação de 2,5% para cada kit Amana Kê instalado.
         Pensando na concorrência, não conseguimos identificar no INPI a existência de algum registro de patente de produto similar. No endereço (http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Reutiliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Agua-Da-Chuva/116261.html é possível identificar um corrente direto que postou um trabalho na internet em 2011. No atual momento deste projeto, não foi possível identificar o porquê da não implantação de um produto como o AMANA KÊ, tendo em vista seu impacto na redução de águas tratadas em reservatórios de água para limpadores de para-brisas.
         De fato, inexistem barreiras legais para implantação do AMANA Kê. Mesmo que existissem barreiras comerciais no passado (fato este não confirmado), no momento atual trata-se de um item que pode vir a se tornar um diferencial competitivo na indústria automotiva, sem incremento relevante no preço final do produto.
         Outro fator interessante é a não dependência significativa de fornecedores de filtros e demais componentes, tendo em vista existir uma forte concorrência na área.
         A nível estratégico, para a implantação deste projeto devemos considerar os seguintes aspectos:
1.    Objetivos:
a.     Criar parcerias com indústrias automotivas;
b.     É desejável criar condições técnicas (subsídios técnicos para um congressista focado no meio ambiente) para que este produto venha a se tornar obrigatório;
c.    Atingir em médio prazo 25% da frota de veículos novos.
2.    Mensurabilidade:
a.    Considerando apenas uma das grandes coirmãs da indústria automotiva, é possível atingir rapidamente esses objetivos.
3.    Razoabilidade:
a.    Dada a simplicidade e baixo custo do AMANA KÊ, nos leva a crer que os objetivos propostos são passíveis de implementação.
4.    Prazos:
a.    Entre  4 e 5 anos.
5.    Plano de Ação:
a.     Registro de patente, se possível;
b.     Elaboração de um contrato de confidencialidade das informações AMANA  KÊ;
c.     Visita comercial as principais montadoras para apresentação da ideia;
d.     Subsidiar tecnicamente um congressista verde para criação de um projeto de lei que torne obrigatório a captação de água de chuva para abastecimento de reservatórios de água dos limpadores de para-brisas.




Fotos do Amana Kê (Desenhos e Protótipo)

                                                               

Elevator Pitch





CANVAS




        

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