segunda-feira, 29 de junho de 2015

Pastilhas Eco Tablet

Pastilha Eco Tablet



 Protótipo do mosaico Eco Pastilhas

Mosaico exemplo de personalização


Com o aproveitamento de resíduos, nós alunos matriculados nos cursos Técnico em Mecânica e Técnico em Redes, na Unidade Educacional de Nova Friburgo, estamos desenvolvendo o Projeto Inovador “Eco Tablet”, que aborda o tema “Reaproveitamento de resíduos industriais” para a fabricação de Pastilhas de Revestimento.
Nosso produto é feito de serragem e resina, com alta resistência a umidades e ambientes corrosivos, de dimensões de 25x25mm. As pastilhas serão agrupadas em placas de 300x300mm com cores variadas e de peso de 625g por placa podendo ser de formas geométricas diversificadas.
Nosso produto é uma inovação incremental e tem abrangência nacional.

Concorrentes.

Em relação ao diferencial e as vantagens diante dos concorrentes, esse produto é feito com materiais reciclados e de baixo custo. Apresenta menor consumo de energia para a fabricação do produto final e abundância do resíduo utilizado na fabricação pois é descartado de serrarias já pronto para ser processado. Além disso, apresenta facilidade de aplicação do produto acabado.
Cebras, Itagras, Incefra, Mosaico & Cia, Madipê Pisos de Madeira, Colormix Pastilhas mosaico de coco, serão nossos concorrentes, e a grande vantagem de nosso produto sobre a concorrencia é o preço e com beneficiamento ecológico.

Cliente, Consumidor, Usuário.

Seus benefícios oferecidos aos usuários, consumidores e clientes são: sistema de Logística capilarizado com baixo custo de fretes. Além de o produto apresentar peso reduzido, ele não quebra ao cortar ou furar favorecendo sua aplicação, permite a personalização dos ambientes com sua variedade de cores e formas, e torna os ambientes criativos, harmoniosos, modernos e com apelo ecologicamente correto.
Trataremos com os clientes através de um “Marketing verde”, revistas de arquitetura e publicações voltadas para o mercado de decoração da construção civil, para os profissionais que buscam agregar valor aos seus projetos e consumidores que procuram um produto com as vantagens citadas.
Como canais de distribuição e comercialização, os consumidores tomarão conhecimento do produto através dos Arquitetos, Decoradores, dos showroons das lojas e através de peças de propaganda. Poderão adquirir os produtos nas lojas de decoração e de matérias de construção e receberam os produtos através dos serviços de entrega destas lojas.
Nossos clientes serão as lojas de Materiais de Construção, Decoração e as Empreiteiras e Construtoras, para público C, B e A. Os consumidores serão pessoas com perfil de consumo refinado/sofisticado, suscetíveis às variações da moda e/ou com intenções sustentáveis, pessoas que valorizam a estética e os ambientes onde vivem e possuem responsabilidade ambiental.
Em relação ás formas de cobrança, os clientes pagarão através de faturamento com boleto bancário podendo parcelar. E os consumidores pagarão conforme as políticas de credito e formas de pagamentos dos clientes.

Contribuição das Pastilhas.

O produto e seu processo de fabricação contribuem para a qualidade de vida da comunidade envolvida utilizando resíduos que antes poderiam contribuir para a propagação de pragas como roedores e insetos ou contaminar redes fluviais e, bem estar nos ambientes personalizados com a aplicação do produto acabado.
Contribui para o meio ambiente com a redução da emissão de CO2 que era gerado na queima da serragem, redução do consumo de pastilhas tradicionais que utilizam como matéria prima básica recurso natural escasso, causando agressão ao meio ambiente.
O processo contribui para e melhoria de renda e a movimentação de capital da comunidade envolvida ajudando na reorganização do modelo de negócio local com a comercialização da matéria prima, sem custo significativo.

Parceiros e Atividades chaves.

O Eco Tablet tem como parceiros-chaves Empresas processadoras de madeira que precisam descartar este resíduo, Empresas coletoras deste resíduo, Mão-de-obra para fabricação e fornecedores de maquinas e equipamentos.
As principais atividades envolvidas são: coleta de resíduo; a fabricação; comunicação; comercialização; e distribuição do produto acabado.


Custo.

Os custos variáveis da ficha técnica de fabricação estão divididos da seguinte forma:
Frete responde por 0,58%
Resina reponde por 69,42%
Tela responde por 21,56%
Esmalte responde por 8,29%
Depreciação responde por 0,01%
Mão-de-Obra Direta responde por 0,13%
Os custos fixos, impostos e demais despesas de comercialização, inclusive fretes de entregas, vão depender do tamanho da infraestrutura produtiva montada e do mercado atendido.

Mercado.

As barreiras para a entrada do produto no mercado será o desconhecimento por parte de clientes e consumidores do produto e de seus benefícios, as restrições legais impostas pela legislação às empresas processadoras de madeiras, e o poder financeiro dos concorrentes dos produtos similares a base de argilas e fibra de coco.

Dependências.

Em relação aos níveis de dependências de fornecedores teremos:
Alta dependência das empresas processadoras de madeira de origem legal;
Baixa dependência dos transportadores;
Baixa dependência dos fornecedores de insumos,
Baixa dependência de fornecedores de mão-de-obra.
Além disso, há uma alta dependência de Arquitetos e Decoradores.

Objetivos.

Os objetivos serão estabelecidos anualmente e estão divididos em 4 (quatro) etapas: Montagem da Empresa, Abertura de Mercado, Consolidação da Participação no Mercado e Inovação do processo produtivo.
Os objetivos serão medidos em meses e anos e em quantidade produzida e participação percentual de mercado.
Os prazos se justificam por estarem em coerência com o ciclo de vida médio das empresas nascentes e as quantidades pelo aumento da demanda por produtos sustentáveis como consequência da sofisticação dos consumidores.
Em 2015 montar a infraestrutura fabril para uma produção mensal média de 100 mil unidades de placas de 300mm X 300mm
Em 2016 alcançar participação de mercado do Estado do Rio de Janeiro igual a 5%.
Em 2017 implementar a estratégia de desenvolvimento de mercado para crescer 10% ao mês.
Ao longo dos próximos 5 (cinco) anos aumentar a capacidade produtiva através da introdução de tecnologia e automação.
2015: Captar investimentos para implementação do Plano de Negócios (Aquisição de máquinas e equipamentos, locação e adaptação do espaço para a planta fabril, contratação de prestadores de serviços e mão-de-obra).
2016: Ajustar o processo produtivo para alto-desempenho e alcance das metas de produção diária, mensal e anual, concomitantemente, com o desenvolvimento do plano comercial.
2017: Intensificação da atuação comercial e manutenção e/ou melhora dos níveis de produção.

2018: E investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e novos processos.



Modelo de Negócio Canvas



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