terça-feira, 30 de junho de 2015

PET Camisa? Eu Peço!

Nós, alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Mecânica, trabalhamos o tema reaproveitamento de resíduos e escolhemos a garrafa pet para pesquisar, por ser um resíduo que polui muito o ambiente. Através das pesquisas e visita feita a uma empresa da área têxtil, Elas Ecomodas, identificamos que a as roupas feitas com tecido Pet são de muita qualidade e retiram grande quantidade deste resíduo do ambiente para a confecção do fio. A partir daí, decidimos levar a proposta para as escolas do SENAI adotarem os uniformes de tecido pet, que denominamos PET camisa.


Descrição do Produto:
A PET camisa tem seu tecido produzido  com 50% de poliéster reciclado (PET) e 50% de algodão. Ela pode ser tingida ou estampada, é resistente a deformações, o tecido é confortável e macio, não desbota, mantendo sempre o aspecto de nova, portanto,  teremos uma camisa com maior durabilidade do que as utilizadas atualmente.
No processo de recolhimento e processamento do pet, para minimizar os riscos ergonômicos em que os coletores estão submetidos e reduzir os custos do produto, propomos as seguintes melhorias:

 1ª- As garrafas Pet depois de usadas são recolhidas pelos coletores e separadas por cores. Nesta fase são retiradas as tampas e os rótulos das embalagens, então, o pet é moído e reduzido a pequenos pedaços (flakes) que passam por um processo de higienização e secagem;

2ª- É feita uma fusão à temperatura de 300°C, além de uma filtragem para retirada de impurezas. Teremos então os chips, que são grânulos milimétricos. Repete-se o processo e o material derretido é passado por uma máquina extrusora que o transforma em filamentos;

3ª- Depois estes filamentos serão encaminhados às outras empresas que realizarão o restante do processo até a produção do tecido, que será encaminhado para a confecção da camisa.

Segurança no processo de produção dos filamentos do tecido PET

O trabalho terá objetivo de atender a todas as Normas Regulamentadoras, visando preservar a integridade física e a saúde dos colaboradores.
As principais normas abordadas serão as NRs: 06, 10, 11, 12, 17 e 26
De acordo com o processo de fabricação durante a operação das máquinas, deverão ser adotadas medidas administrativas ou de organização do trabalho, de proteção coletivas e individuais. As áreas de instalação das máquinas devem ser devidamente demarcadas, respeitando as principais vias de circulação e não serem permanentemente obstruídas em conformidade com as normas técnicas oficiais.
Seus dispositivos elétricos serão projetados de modo a prevenir os perigos de choques elétricos, explosões e outros acidentes, conforme a NR 10; dispondo de dispositivos para parada de emergência.
Os materiais, à medida que forem sendo produzidos, deverão ser estocados e transportados de forma a atender a NR 11 e assim também fornecendo condições de trabalho de modo a proporcionar um máximo conforto, segurança e desempenho aos colaboradores.
Para uma maior qualidade de vida dos colaboradores é necessário que o ambiente esteja seguro, através da analise de risco, avaliando-os e levando em consideração o ambiente e a eventual presença de terceiros. Por isso devemos avaliar cada atividade e local de trabalho, estabelecendo as possíveis correções, implantando e averiguando os procedimentos de segurança. Após esta analise iremos definir as possíveis medidas de controle coletivo e seus respectivos equipamentos de proteção individual, atendendo a NR 06.
Com isso, é de extrema importância a avalição dos riscos no ambiente de trabalho, de forma a aplicar as medidas de controle e reduzir a possibilidade de sofrer acidentes, fazendo com que o colaborador tenha melhor qualidade de vida e um ambiente seguro.

Benefícios da PET Camisa:

-A camisa é resistente e durável, diminuindo assim a sua troca constante;
-Menor consumo de água na produção: para produzir 1k de tecido pet, gastam-se três litros de água, enquanto que para produzir 1k de algodão são gastos 11000 litros;
- Para cada camisa produzida são utilizadas duas garrafas pet do ambiente. A partir daí, temos um dado interessante: se só a nossa escola de Nova Friburgo, RJ, possui 1400 alunos e cada aluno recebe duas camisas por ano, apenas o SENAI/ Nova Friburgo estaria ajudando a retirar 4600 garrafas pet do ambiente, por ano.  Vamos agora mais além: e, se todas as escolas de nosso estado adotarem a Pet camisa serão retiradas 696 mil garrafas pet do ambiente. Imaginem o impacto que geraria com os 2 milhões de alunos do SENAI do Brasil usando a camisa?
- O SENAI, como instituição que sempre defende as causas ambientais , teria  uma grande oportunidade de mostrar para os alunos e sociedade em geral que os produtos reciclados são uma grande contribuição para a sustentabilidade do planeta.

Contribuições socioambientais:

- A retirada de garrafas do meio ambiente possibilitará cidades e bairros mais limpos, diminuindo os riscos de enchentes e pragas urbanas que são atraídos por esses resíduos;
-Outro fator é que os coletores de teriam um trabalho mais valorizado por ter uma remuneração mais justa, a medida que haverá comercialização entre eles, as  empresas e confecções,  consequentemente mais dinheiro circulando na economia local;
-Quanto mais pessoas utilizando o tecido pet, mais produtos serão vendidos, possibilitando o barateamento do produto;

Parcerias:

Para a produção da camisa as parcerias são relevantes, desde a obtenção da garrafa PET à sua distribuição (cooperativas de reciclagem, empresas produtoras do poliéster PET e do tecido para a sua confecção e depois o seu transporte: festeiros/ empresas de transporte e as confecções que produzirão as camisas).

As escolas do SENAI poderão ter pontos de coletas de garrafas pet para incentivar a comunidade educativa a dar destino correto a esse resíduo, passando direto para as cooperativas de catadores/empresas recicladoras;

As Pet camisas serão produzidas por confecções especializadas;

As escolas do SENAI comprarão essas camisas e entregarão para os alunos.


Custos:
Os custos estarão divididos entre coleta, transporte e aquisição do PET, na transformação do PET em fibra e no transporte entrega das fibras aos clientes.
As confecções produzirão as camisas e repassarão para o SENAI. Hoje uma camisa 100% Pet custa R$ 25,00.  Com as melhorias no processo de produção de PET propostos, a camisa poderá ter seu preço reduzido em aproximadamente 50%.


Qual a importância de usar a camisa PET?

 A redução da quantidade de resíduos PET no meio ambiente será grande, e com a sua implementação serão retirados do meio ambiente 696 mil garrafas se cada aluno do SENAI RJ usar duas.
 Nas escolas se encontram o futuro da nação e por isso temos os estudantes como foco principal, a fim de mudar e gerar comportamentos ambientalmente corretos para a melhoria da relação dos alunos com o meio ambiente.


O projeto “PET Camisa? Eu Peço!” tem como objetivo aumentar a consciência ambiental das pessoas e melhorar o estado do nosso país em relação a poluição.


Modelo de Negócios - CANVAS:




Etapas de Filamentos de Poliéster:



Imagem da visita à empresa Elas Ecomodas:






Para saber mais:

Assista o PITCH com os integrantes do grupo e alunos do SENAI.




Link para Modelo de Negócios - CANVAS:


Link Etapas de Filamentos de Poliéster:


Link da Imagem da visita à empresa Elas Ecomodas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário